Posted by: joanaalvesfrancisco | December 9, 2011

Ideias esgotadas?

Desde que cheguei ao Rio, tenho ido ao cinema praticamente todas as semanas. É um ótimo programa para a noite e o preço é bastante acessível (tal como referi num post anterior). No entanto, não sei o que se passa ultimamente, mas dos 5 filmes que vi, apenas um me convenceu – “La Piel que Habito” de Almodovar (aqui o post exclusivamente dedicado a este filme).

Onde estão as gloriosas obras de Fellini, Hitchcock, Kubrick, T.Burton, Tarantino, Spielberg, Polanski…? Será que as ideias se esgotaram depois de tantas obras de qualidade? Felizmente, lá aparece de vez em quando um Woody Allen que vem iluminar-nos no meio da escuridão, com um novo estilo mais “hollywoodesco”.

Pode ser que seja apenas uma fase, porque verdade seja dita, também há aquelas épocas em que parece que só há filmes bons, com 10 nomeações para os Óscares, em que não se consegue nem escolher. Quando saiu o “Black Swan” e o “King’s Speech” recordo ter ido 3 vezes ao cinema nessa semana.

Mas voltando ao tema, a verdade é que foram 5 filmes, dos quais 4 não são minimamente recomendáveis. Demasiada preocupação com efeitos especiais, 3D e salas “xpto” e pouca preocupação com guiões cativantes e inteligentes. Alguns dos filmes até contam com a participação de atores de grande qualidade, como no caso de Trespass – com Nicolas Cage e Nicole Kidman – mas nem assim se salvou. As histórias são básicas, com poucas doses de interesse e criatividade, o que me leva a crer realmente que já não se fazem obras cinematográficas “como antigamente”.

Deixo-vos os trailers destes 4 filmes, recomendáveis apenas para um domingo à tarde no sofá. Convido-vos a verem algum deles e a contarem-me a vossa opinião.

In time (2011)

Num futuro onde as pessoas são programadas para fazer anos até aos 25, mas são programadas para viver apenas mais 1 ano, ter os meios para comprar a solução para a situação garante a juventude eterna. Will Salas é acusado por assassinar um homem e fugir com uma refém – uma ligação importante na luta contra o sistema.

Abduction (2011)

Um thriller centrado num jovem ao qual lhe é escondida a verdade sobre a sua vida e encontra uma fotografia sua num website de pessoas desaparecidas.

Trespass (2011) 

Mantidos como reféns, um marido e a sua esposa tornam a situação ainda mais terrível no meio da descoberta de traição e decepção.

The three musketeers (2011)

O jovem D’Artagnan e os 3 legendários, que já tiveram melhores dias de sorte, devem unir-se e enfrentar uma bela agente e o vilão que a contratou para derrubar o trono francês e desencadear a guerra na Europa.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: