Posted by: joanaalvesfrancisco | December 12, 2011

Lucky Strike – Criatividade no produto

Todos sabemos que a indústria tabaqueira tem vindo a enfrentar cada vez mais obstáculos. Com o aumento da consciência social relativamente ao problema do tabaco e seus danos para a saúde, os governos têm tomado medidas cada vez mais severas nesse sentido.

A comunicação das consequências malignas do cigarro é uma constante nas sociedades atuais através de diversas formas: campanhas de prevenção, legislação restricta relativamente à proibição do fumo nos espaços públicos, advertências nas embalagens com mensagens e imagens, elevadas taxas e impostos apliacados ao produto, mais informação para a população, limitações nas formas de anunciar e publicitar o produto, etc.

Por tudo isso, a indústria tabaqueira tem de encontrar outras formas de dar a conhecer ao seu público as inovações e vantagens competitivas. Com a evolução das restrições nos últimos anos, torna-se cada vez mais complicado comunicar ao target a diferenciação de cada uma das marcas no mercado. Resta o próprio produto.

Lucky Strike e outras marcas como Marlboro (quem terá sido a primeira?) lançaram um produto que revela precisamente essa capacidade de inovação, através da própria transformação no produto: um cigarro com um pequeno cilindro incorporado no filtro que se aperta e transforma o cigarro normal num cigarro de menta (no caso de Lucky Strike – Convertibles Click&Roll e no caso de Malboro – Blue Ice). Assim sendo, uma pessoa que seja fumadora de cigarros normais e lhe apeteça mudar um pouco de sabor, pode optar por fazê-lo ou não, deixando total liberdade ao consumidor de decidir o que quer fazer no momento de fumar. Parece-me um bom trabalho da equipa de I+D+i das marcas.

No caso de Lucky Strike, todo este processo é complementado com uma embalagem moderna, totalmente reinventada com cores noturnas, o símbolo semelhante ao “on-off” e o azul intenso simbolizando a frescura da menta.

Por muito que esteja contra o tabaco e apoie as leis que se têm vindo a  implementar, as marcas estão de parabéns!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: