Posted by: joanaalvesfrancisco | December 13, 2011

Los Pitufos – Vale a pena ver doblado!

Nós, os portugueses, somos completamente anti-doblagens de tudo: filmes, séries, reportagens, anúncios… Estamos acostumados a ver tudo em versão original e as legendas constituem um elemento totalmente comum do nosso dia-a-dia, desde o telejornal que passa enquanto tomamos o pequeno almoço, até ao cinema na sessão da meia noite. Tudo é legendado, independentemente da língua. A única coisa que não se dobla são os filmes dos mais pequenos, por uma questão evidente. E felizmente que assim é, pois gera-se mais uma condição  para que sejamos tão abertos a outros idiomas. Facilmente entendemos e aprendemos outras línguas e estamos familiarizados desde cedo com o inglês, proporcionando uma abertura cultural que não existe, por exemplo, na cultura espanhola (peço desculpa aos meus amigos espanhóis).

No entanto, e seguramente devido ao tempo que vivi em Espanha, considero que tudo na vida é uma questão de costume – as doblagens também. Apesar de nada substituir a versão original daquela série que adoramos, confesso que ao fim de um tempo já estava totalmente habituada e já nem estranhava os filmes com as “vozes que não correspondem às bocas”. (Atenção! Continuo a achar que as doblagens cortam mais de 50% do trabalho do ator, não permitindo revelar a qualidade real da sua performance.)

Até dei por mim a preferir este filme em espanhol em vez da versão americana original:

Pois é… “Los Pitufos”, mais conhecidos como “Smurfs”, proporcionaram-me mais de uma hora e meia de grande diversão. Ao príncipio fiquei desiludida porque pensava que o filme era exclusivamente de animação e afinal misturava animação e pessoas. Mas transformou-se numa agradável surpresa… E em espanhol. O “Barney” de “How I met your mother” (Neil Patrick Harris) fica sem voz de “Barney”, mas o humor foi brilhantemente adaptado ao calão espanhol, ideal para quem conhece bem a língua e gosta de dar umas gargalhadas.

Mais informação sobre IMDB: Los Pitufos.


Responses

  1. Lalalalalalala Los Pitufos en español es bueníssimo!!! Ajajajajajajaja


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: