Posted by: joanaalvesfrancisco | December 27, 2011

Coca-Cola – A genialidade de sempre!

Recentemente, a Coca-Cola Portugal lançou um spot televisivo (que foi adaptado a vários países) com o conceito “Há razões para acreditar num mundo melhor.” O anúncio baseia-se num “refresh” de uma campanha de sucesso, com um estudo sobre as proporções entre aspectos positivos e negativos da sociedade portuguesa, e enfatizando a mensagem de que há motivos para acreditar num 2012 com mais esperança, apesar do contexto de crise internacional que se vive atualmente.

À medida que o anúncio passava na TV nacional, milhares de portugueses procuravam o vídeo no YouTube (publicado no dia 22 de Dezembro) e partilhavam nas redes sociais e comunidades web (eu também o partilhei no Facebook). As repercussões no Facebook e Twitter no fim-de-semana de Natal foram notórias, revelando mais uma vez a importância do Social Media nas estratégias de Marketing das empresas. Neste caso, uma grande empresa como a Coca-Cola dispõe de recursos para combinar uma estratégia online com uma offline, e as consequências normalmente são muito positivas.

Por outro lado, com a emergência da comunicação interactiva, a difusão é instantânea e permite a participação de todos, constituindo uma “faca de dois bicos” para as empresas. O vídeo da Coca-Cola não se livrou de respostas (das mais variadas), criticando a mensagem positiva da empresa nesta época de crise. Mais informação no Jornal de Notícias: Anúncio “positivo” origina paródia na net.

Pessoalmente, parece-me uma mensagem bonita e optimista, adequada à época festiva. No meio de tantos anúncios que focam a crise  ou como sair dela (totalmente oposto ao tipo de publicidade atual do Brasil), transmitindo mais sentimentos pessimistas que positivos, a Coca-Cola sobressai com um anúncio de branding para dar força a todos os portugueses e ânimo para a entrada no ano que vem.

É certo que é uma empresa; e como todas as empresas preocupa-se com os seus lucros e benefícios; também é certo que é uma mensagem bastante polémica no âmbito atual e que iria receber respostas; mas não se pode negar que a Coca-Cola acostumou-nos a campanhas publicitárias de grande qualidade, e esta é mais uma delas (prova disso é o efeito nas redes sociais)…

Para quem (ainda) não conhece o anúncio:


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: