Posted by: joanaalvesfrancisco | January 2, 2012

Como criar conteúdo viral de sucesso

O Social Media Marketing e o Search Engine Optimization estão intimamente relacionados no mundo do Marketing Digital. O Social Media é responsável pela criação de uma rede de links que constituem conteúdo viralizado. Por outro lado, uma das etapas mais importantes de uma estratégia SEO é o “link building”. Ambos têm objetivos muito semelhantes: criar legitimidade e autoridade online.

Quando um site é partilhado uma grande quantidade de vezes, os search engines têm uma interpretação evidente: o site está ativo, atual e investe nas necessidades da audiência.

O objetivo dos Search Engines é proporcionar aos usuários informação útil e adequada aos seus termos de busca. Se se alcança a partilha da informação em grande quantidade significa que: o usuário encontrou o que procurava; e que considerou a informação potencialmente interessante para outros usuários.

Ganhar partilhas de conteúdo nas redes sociais permite impulsionar o SEO do site, mas também criar conteúdo com valor para os clientes. O conteúdo viral trata-se de uma relação de win-win para a marca e para os rankings dos search engines. As empresas têm que investir recursos, tempo e talento na criação deste conteúdo de valor, de forma a que a estratégia seja bem desenhada e não se vire contra nós próprios. O conteúdo viral normalmente é sinónimo de conteúdo de valor e qualidade.

Jordan Kasteler preparou um conjunto de 21 Tipos de Conteúdo Viral de Sucesso que contribuem para gerar conteúdo viral de qualidade:

  1. O Manifesto
  2. A Controversia
  3. A Promessa/ Timeline
  4. Captar Atenção  Urgente
  5. O Épico
  6. A Lista de Classificação/Ranking
  7. O Homem do Ano
  8. O Diretório
  9. O “Quiz”
  10. The Pop Culture Tie-In
  11. O Experto
  12. O Vídeo Viral
  13. O Visual
  14. O Tutorial
  15. The Freebie
  16. O Crie-a-sua-própria Atividade
  17. A Colaboração
  18. A História Incrível
  19. A Reação  Automática
  20. O Ridiculo
  21. O Hibrido

Recomendação: uma estratégia viral hibrida e única, idealizada e desenhada para o target concreto da marca, ou seja, a nossa audiência. Em suma, uma estratégia viral que aposte pela inovação e pela marcada diferença da concorrência.

Mais informação detalhada sobre cada um dos factores enumerados no artigo “21 Types of Social Content to Boost Your SEO”, por Jordan Kasteler.


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