Posted by: joanaalvesfrancisco | January 10, 2012

Movimento “Rio Eu Amo Eu Cuido”

Tal como descreve o próprio site e a página do Facebook, “Rio Eu Amo Eu Cuido” é um movimento de transformação que tem o objetivo de promover bons hábitos e conscientizar o carioca da importância dos pequenos gestos e do comprometimento de todos para o sucesso da cidade. Porque são os pequenos hábitos que fazem a diferença! É muito fácil dizer que se “ama o Rio” e que é a cidade da Copa do Mundo e das Olímpiadas. Mas agora que vivo aqui, a verdade é que assisto diariamente a comportamentos pouco cuidadosos com a cidade e pouco cívicos com os outros cidadãos.

Este movimento promove ações simples que contribuem para o bem-estar da Cidade Maravilhosa, agora e no futuro: conheça estas ações. Além disso, é possível fazer doações para o movimento através do site, inscrever-se na newsletter e utilizar merchandising do movimento como adesivos, camisas, logo no Facebook, wallpapers, etc.

A campanha publicitária do movimento tem uma grande cobertura e impacto, tanto offline como online. São muitos os pontos da cidade onde já vi outdoors e outros elementos referentes ao movimento.

Aqui está parte da proposta do “Rio Eu Amo Eu Cuido”, uma iniciativa inovadora e preocupada com a sustentabilidade da cidade:

  • Pequenos gestos na praia:
  1. Eu vou de ônibus, taxi ou bicicleta para a praia, já que é dificil achar vaga para estacionar o carro. É menos estressante e mais prático.
  2. Quando fumo na praia, junto as cinzas e a guimba para jogar no lixo.
  3. Quando vou embora da praia levo comigo todo o lixo ao meu redor, mesmo não sendo meu, para colocar na lixeira.
  4. Deixo meu cachorro em casa porque ele não consegue ler e seguir as orientações desta cartilha.
  • Pequenos gestos na rua:
  1. Assim como em casa, faço xixi somento no banheiro.
  2. Eu respeito a faixa de pedestres quando sou motorista ou quando estou a pé.
  3. Eu cuido do que é meu. A rua é o quintal da minha casa.
  4. Eu não sujo o “quintal da minha casa”.
  5. Sempre que leveo meu cachorro na rua, levo um saco para recolher o coco.
  6. Procuro dar exemplo, pegando o lixo que um cidadão distraído jogar no chão, colocando-o na lixeira mais próxima.
  • Pequenos gestos no trânsito:
  1. Não paro em fila dupla nem rapidinho.
  2. Eu paro no sinal vermelho.
  3. Eu jogo a guimba do meu cigarro ou chiclete no cinzeiro.
  4. Sempre sou gentil quando vejo alguém querendo atravessar a rua porque quando estaciono sou um deles.
  5. Eu nunca fecho os cruzamentos. No próximo posso estar do outro lado.
  6. Procuro dar passagem para quem solicita.
  7. Eu sei que a minha buzina não faz o transito fluir.

O mundo ama a cidade maravilhosa, mas apenas amar não constrói uma cidade. É necessário cuidar!

Além do seu carinho, o Rio precisa da sua atitude!


Responses

  1. […] responsabilidade social corporativa e com a forma como cuidamos a cidade. Prova disso? Uniram-se ao Movimento “Rio Eu Amo Eu Cuido”. Trata-se de uma edição especial criada pelas marcas cariocas, com a renda revertida dedicada ao […]


Leave a Reply

Categories

