Posted by: joanaalvesfrancisco | January 16, 2012

Lomography – está na moda o que é antigo

Sabemos que o antigo voltou a estar na moda. Afinal, a moda é um ciclo como tantos outros, onde se vão redescubrindo e renovando tendências antigas com doses de criatividade e inovação.

Exemplo disso são as câmeras da Lomography, que utilizam a técnica da Lomografia – um fenómeno fotográfico produzido por câmeras de alta sensibilidade que consiste num processo de recepção contínua de luz com um sistema de exposição automático. As fotografias ficam com um aspecto antigo, com efeitos artísticos, com olho de peixe…

Há vários tipos de lentes e especificações, por isso antes de escolher é bom dar uma olhada nas características técnicas para ter a certeza de que se escolhe uma câmera que se adapte às necessidades e conhecimentos de cada um. Aqui estão alguns dos principais modelos que se podem adquirir no site:

Da esquerda para a direita: Diana F+ Camera-Buttercup, La Sardina – Sea Pride, La Sardina – El Capitan (Camera & Flash), ActionSampler Clear e Oktomat. Mais informação sobre todas as câmeras Lomography aqui.

E para quem quer aprofundar os conhecimentos de Lomografia, a marca disponibiliza workshops variados, como “Rolé Lomográfico”, “Diana sem mistérios” ou “Experimente uma câmera nova”. Conheçam os workshops aqui.

Irónico não vos parece? Numa época de grande avance tecnológico, queremos precisamente voltar às origens analógicas, regressando  às fotografias do estilo “época dos nossos avós” e deixando de lado as imagens digitais de muitos megapixels.


Responses

  1. Muito legal o post. Lomography é muito divertido. Parabéns pelo blog.

  2. […] de andar a saltar de um lado para o outro, se não desespero. Quero também fazer um workshop da Lomography e começar um projeto de trabalho voluntário mas ainda estou a obter informação. Básicamente […]

  3. […] outro dia, já comentei  facto de estar na moda o que é antigo na fotografia (Lomography – está na moda o que é antigo). Hoje vou comentar o mesmo em relação aos meios de […]

  4. […] anteriores, a influência das décadas passadas é evidente nos tempos que correm (ver também Lomography – está na moda o que é antigo e Meios de transporte – está na moda o que é […]

  5. […] de transporte, fotografia, cinema… Está na moda o vintage, o clássico e o retrô em TUDO. E o setor […]


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: