Posted by: joanaalvesfrancisco | January 17, 2012

“Era uma vez…” de Breno Silveira

E porque estou cada vez mais familiarizada com o cinema brasileiro, deixo aqui mais uma recomendação de um filme que passou na Globo no outro dia: “Era uma vez…”. É uma obra de Breno Silveira, rodada em 2008, com Thiago Martins, Cyria Coentro, Rodrigo Costa e Vitória Frate, que foi nomeada para oito prémios do cinema nacional.

Passa-se no Rio de Janeiro e aborda o tema da discrepancia entre classes sociais no Brasil, a vida nas favelas e o tráfico de droga. O tema, sem dúvida alguma não parece novidade, já que outros filmes mais mediáticos como “A Cidade de Deus” ou “Tropa de Elite” trataram precisamente de ilustrar esta realidade, desconhecida por parte da população nacional que não convive com ela, e totalmente ignorada pela maioria do público internacional. No entanto, “Era uma vez…” conta uma história de ricos e pobres, de favelas e casas em linha de praia nos melhores bairros do Rio, desde uma perspectiva especial, apaixonante e brutal. Tão brutal que pode chegar a impressionar (como a mim me impressionou).

Convido a que vejam este filme, todos os que não conhecem a relevância da disparidade social no Brasil, mas tambén aqueles que já estão saturados de ouvir falar neste assunto. Sem dúvida que dará lugar a uns quantos minutos de reflexão… I promise!

“Era uma vez…” na IMDB.

Trailer “Era uma vez…”


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: