Posted by: joanaalvesfrancisco | January 23, 2012

Búzios – O paraíso dos cariocas

Fui passar este fim-de-semana a Búzios, a casa da Inês. E estou perdidamente apaixonada!

Muitos de vocês já conhecem Búzios, ou de ouvir falar, ou de visitar, mas conto-vos um pouco sobre este pequeno paraíso dos cariocas, situado no Estado do Rio de Janeiro, e a aproximadamente 3 horas de carro da capital fluminense.

Armação dos Búzios é uma península de 8km, rodeada de ilhas e com mais de 20 praias. A vila pescatória converteu-se num destino de férias charmoso, com inúmeros ateliers, pousadas, cafés e restaurantes, graças a Brigitte Bardot, que nos anos 60, voltou as atenções do mundo para a pequena cidade. Uma das atrações turísticas é precisamente uma estátua da musa, na Orla Bardot.

Pôr-do-sol Orla Bardot

Orla Bardot

As principais praias de Búzios são Geribá, João Fernandes, Ferradura, Ferradurinha, Rasa, Manguinhos, Tartaruga, Brava e Olho-de-Boi. A cidade recebe correntes marítimas do Equador e do Pólo Sul, o que provoca a grande variação da temperatura da água de praia para praia.

Praia de Geribá

Praia da Ferradura

O centro de Búzios está situado na Rua das Pedras, uma animada zona que reune uma diversidade de restaurantes, bares, discotecas e comércio, para satisfazer os gostos de qualquer turista. Ao ser o centro de uma pequena cidade turística, concentra muitas nacionalidades, tanto de dia como de noite (franceses e argentinos ocupam o pódio do turismo em Búzios).

Uma crêperie super recomendável para quem quer um lanchinho (Cliquem na imagem para conhecer o site)

O inconveniente? É uma cidade 100% turística, logo, muito cara. Apesar de encantadora, Búzios exige uma carteira recheada, tanto para jantar em restaurantes como para sair para tomar um drink ou dançar.

Pôr-do-sol em Búzios

A verdade é que fizémos uma vida bastante comedida. A casa da Inês está magnificamente localizada, a uns 5 minutos a pé da praia da moda – Geribá. Fomos a pé para a praia e levámos as nossas próprias cadeirinhas, já que alugar na praia custava 40 Reais (um preço no mínimo ridículo). Comemos quase sempre em casa, excepto as idas ao Chez Michou e uma vez que fomos jantar fora a um restaurante pouco recomendável, tanto pelo serviço, como pela relação qualidade-preço.

Passeámos muito na Rua das Pedras e na Orla Bardot e conhecemos as praias de João Fernandes, Tartaruga e Ferradura (recomendo sobretudo esta última). Se visitarem Búzios, tentem ficar bem localizados, ou perto da Rua das Pedras ou da praia onde pensam ir, já que mover-se sem carro é complicado e a cidade não é assim tão pequena. Se vão de carro, preparem-se para pagar estacionamento em práticamente todos os lugares (5 Reais das 6h às 18h e mais 5 Reais das 18h às 6h).

Búzios é realmente um pequeno paraíso, ideal para uma escapada de fim-de-semana ou para fugir um pouco da confusão do Rio. Recomendo a todos os que têm pensado conhecer! Eu com certeza vou voltar mais vezes…


Responses

  1. […] Porto Bay Glenzhaus é uma pousada de charme com 18 suites, em Armação de Búzios, no Estado do Rio de Janeiro (vejam também Búzios – O paraíso dos cariocas). […]


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: