Posted by: joanaalvesfrancisco | March 15, 2012

Publicidade…de crise

Todos sabemos que a Europa vive tempos de graves crises financeiras e económicas. As empresas procuram novas formas de comunicar com os seus clientes, centrando a publicidade em conceitos como o preço e a poupança. Os privilégios das épocas das vacas gordas – como a qualidade de produto e de serviço – são postas um pouco de parte, para enfatizar o fator custo baixo.

A Intermarché Portugal, uma cadeia de hipermercados do Grupo Os Mosqueteiros, lançou um interessante spot televisivo, onde uma menina diz: “Ultimamente os meus pais só falam em poupar…”; e depois conta como apesar disso continuam a almoçar fora, a ir ao cinema e ao parque de diversões, com imagens simultâneas da utilização dos produtos em casa de forma divertida.

Não encontrei o spot de TV, no entanto, no site é possível encontrar o desenvolvimento do anúncio: brincadeira no jardim, cinema e churrasco em casa, tudo com produtos Intermarché.

O slogan da campanha “Viva bem a gastar menos” espelha perfeitamente a necessidade dos portugueses reduzirem os gastos familiares em ócio e bens supérfluos, dada a diminuição dos orçamentos das famílias deste país.

Tal como esta, muitas outras empresas adaptaram o seu tom de comunicação aos tempos difíceis.


Responses

  1. […] seguimento do post Publicidade…de crise, deixo aqui mais um exemplo do tom de comunicação que se vive na Europa, focado no preço e na […]


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: