Posted by: joanaalvesfrancisco | April 29, 2012

Penedo – a colónia finlandesa do Brasil

No passado feriado, fomos até Penedo. Esta pequena colónia finlandesa está localizada no Estado do Rio de Janeiro, na margem da Rodovia Presidente Dutra (BR-116) que liga o Rio de Janeiro a São Paulo. Situa-se próximo de outros pontos turísticos como o Parque Nacional do Itatiaia, a Serrinha do Alambari ou Visconde de Mauá.

É um lugar bonito e tranquilo, ideal para passar uma noite descansada, longe da agitação do Rio e de São Paulo. Prima pela vasta opção de hóteis e pousadas, uma ampla rede de restaurantes e pequenas lojinhas de comércio local e artesanato.

Na rua principal do centro é possível visitar a “Pequena Finlândia“, um espaço de comércio tradicional em pequenas casinhas de estilo nórdico, rodeadas de um laguinho e onde se situa a “Casa do Papai Noel“.

Ao ser um destino de beleza natural, aproveitámos para fazer um passeio a cavalo durante 1h30, que nos guiou até uma cachoeira no meio da densa vegetação.

Penedo é um destino de relax, ideal para aproveitar os prazeres da boa gastronomia. O prato típico da região é a truta, mas disponibiliza inúmeros restaurantes de cozinha nórdica, italiana, fondue e tradicional. Nós adorámos um restaurante de comida alemã (Casa do Fritz), onde comemos um maravilhoso salmão ao molho de gorgonzola e um risoto de camarão.

As sobremesas não ficam atrás, com o tradicional gelado finlandês (descobrimos que os sabores mais típicos são iogurte com frutos vermelhos e chocolate com passas e nozes) e as várias fábricas de chocolate da rua principal. Chocolates com os mais diversos recheios e dos mais variados tipos, chocolate quente, com fruta, etc. etc.

Outros pontos de interesse aos quais não fomos são, por exemplo, o Museu Finlandês e a Casa da Finlândia, onde nos disseram que há danças típicas todos os Sábados à noite.

No entanto, Penedo não é um lugar para se fazer grande turismo. É para se descansar, aproveitar a pousada, os restaurantes e a tranquilidade da natureza. É ideal para casais que não procuram muito movimento nem muita ocupação. Passar uma noite é suficiente para conhecer tudo! Se a ideia é turismo, há lugares melhores…

(Nota – as fotografias foram tiradas da Internet, já que me esqueci de levar a máquina.)


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: